15 de Junho de 2023

Sustentabilidade Social do Futebol Profissional em destaque na SportTV

Luís Estrela foi dar a conhecer o trabalho de Sustentabilidade Social no Futebol Profissional

A Fundação do Futebol marcou presença na Manhã Informativa da Sport TV para fazer balanço sobre o trabalho dos Clubes do Futebol Profissional no campo da Sustentabilidade Social.

Através de cinco pilares de intervenção, nomeadamente grandes causas humanitárias, inclusão social, proteção de valores, sustentabilidade ambiental e formação, ciência e tecnologia no âmbito do futebol, a Fundação do Futebol pretende também destacar o impacto positivo dos clubes nas comunidades.

Segundo Luís Estrela, Coordenador da Fundação do Futebol, “os clubes têm desempenhado um papel fantástico nessa área, com uma média de nove ações por clube a cada temporada, resultando num balanço extremamente positivo e num impacto significativo nas comunidades”.

Além disso, a Fundação do Futebol tem o objetivo de estimular os clubes a estabelecerem relações com instituições locais, desde o apoio a idosos até crianças e pessoas com deficiência ou restrições.
Exemplo dado também por Luís Estrela foi o Estoril Praia, “cujos três equipamentos (amarelo, azul e verde) adotaram as cores da reciclagem, uma narrativa que se estendeu às escolas, utilizando materiais que são cerca de 98% reciclados”. “Essa iniciativa demonstra o compromisso dos clubes com a sustentabilidade ambiental”, salientou.

Outro destaque foi “a rúbrica “Anda bater que tu bates bem", uma ferramenta muito positiva para os clubes competirem naquilo que mais gostam de fazer: marcar golos. Por meio dessa iniciativa, os clubes selecionam instituições para entregar alimentos em parceria com a Fundação do Futebol, SportTV e outros parceiros, visitando essas instituições localmente. “Esse envolvimento é de grande significado, já que o futebol precisa de reinventar-se para atrair novos públicos e criar dinamismos com a sociedade, levando soluções às pessoas que mais necessitam”, disse Luís Estrela.
O Plano de Atividades conjunto com os clubes, com foco principal em apoiar, difundir e dar continuidade as ações já realizadas foi igualmente realçado, apontando-se o exemplo do FC Vizela: “Desenvolveu uma campanha impactante na comunidade, selecionando 11 escolas e 11 jogadores como padrinhos de cada uma delas, estabelecendo uma interação direta entre os alunos e os jogadores, fortalecendo a relação entre eles.”
Outras ações notáveis incluem a iniciativa "Dá vida ao que te faz feliz", promovida pelo Gil Vicente FC, com o objetivo de destacar os aspetos positivos do Futebol em contraste com insultos e ameaças, que frequentemente levam ao abandono prematuro dos atletas; o Leixões SC doou toda a receita da bilheteira de um jogo para ajudar Maria Leonor, uma menina que enfrenta uma doença grave; o Rio Ave FC também tem realizado um trabalho gigantesco nessa área”.

“Enquanto os clubes maiores já possuem um trabalho sólido nesse âmbito, contando inclusive com suas próprias fundações, é importante destacar que muitos outros clubes de renome, como SC Braga, Vitória SC, Rio Ave FC, Estoril Praia, CD Nacional e Estrela Amadora, que lutou para subir de divisão nos Playoffs, também se têm destacado na área da Responsabilidade Social,” concluiu.

15 de Junho de 2023

Sustentabilidade Social do Futebol Profissional em destaque na SportTV