12 de Abril de 2023

IPDJ cria programa de Saúde Mental destinado a agentes desportivos de alto rendimento

Protocolo assinado com a Cruz Vermelha Portuguesa garante o acompanhamento psicológico a praticantes e treinadores de alto rendimento no ativo e nos pós-carreira

A saúde mental no alto rendimento desportivo tem merecido especial atenção por parte do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), que demonstra forte preocupação em consciencializar os atletas e treinadores sobre este tema. Neste mês de maio, mês da saúde mental, falamos do protocolo de Saúde Mental destinado a agentes desportivos de alto rendimento, assinado entre a Cruz Vermelha Portuguesa e o IPDJ, de onde resultou a criação de programas de saúde mental destinados a estes agentes e que garante o acompanhamento psicológico a praticantes e treinadores de alto rendimento no ativo e no pós-carreira.

A pressão para alcançar altos níveis de desempenho, combinada com a exposição mediática, pode levar a um grande impacto na saúde mental dos agentes desportivos, por isso o objetivo é eliminar o estigma associado à saúde mental e oferecer soluções que promovam e garantam a saúde mental dos atletas em qualquer fase da carreira.

O programa oferece serviços personalizados de apoio psicológico, como consultas de psicologia e outras ações de caráter preventivo, destinadas a melhorar o bem-estar psicológico.

Sabe MAIS

12 de Abril de 2023