7 de Maio de 2023

Fundação do Futebol marca presença no Politécnico de Leiria

Fundação Benfica, Fundação Torreense e FC Vizela, representaram a Responsabilidade Social

A Fundação do Futebol – Liga Portugal, juntamente com a Fundação Benfica, a Fundação Torreense e o FC Vizela, representou a Responsabilidade Social no Futebol Profissional numa conferência sobre a relação dos clubes com a Sustentabilidade Social, realizada no Politécnico de Leiria.

A conferência começou com uma apresentação feita por Luís Estrela, coordenador da Fundação do Futebol – Liga Portugal, sobre os projetos e trabalho feito pela Fundação, sob o olhar atento de todos os presentes, à qual se seguiu uma mesa-redonda, que contou com as presenças de Nuno Costa, da Fundação Benfica, Tiago Henriques, da Fundação Torreense, e Ricardo Moreira, do FC Vizela, e a moderação de Luís Estrela.

Nuno Costa, da Fundação Benfica, explicou o trabalho desenvolvido pela mais antiga das Fundações de um clube de futebol, revelando que a área de atuação vai muito para lá dos adeptos do clube. “A nossa atuação está ligada ao amor que as pessoas têm ao futebol e ao desporto, mesmo em comunidades onde não geramos tanta simpatia, é nos fácil chegar, porque as pessoas sabem que estamos lá por elas”. Dando como exemplo o projeto “Para Ti Se Não Faltares de Paranhos”, onde “teoricamente não temos tantos apoiantes enquanto clube, somos bem recebidos, porque sabem que temos uma preocupação genuína com o seu bem-estar”, garantiu.

Nuno Costa explicou ainda como filtram e fazem a gestão dos milhares de pedidos de ajuda que recebem, garantindo que o mais importante é “a gestão de expectativa” e que, para isso considera que “o mais importante é a honestidade”. “Tentamos ter critérios e prioridades bem definidas, mesmo que por vezes esta seja uma escolha difícil”, concluiu.

Já Tiago Henriques, da Fundação Torreense, fundada em 2019, garante que este é um projeto que se tem desenvolvido com base no mesmo crescimento sustentado do clube, e que isso se refletiu no crescimento da Fundação. Assumiu, ainda, que a premissa da Fundação é simples, pois, “se o desporto em geral, e o Futebol em particular, consegue impactar milhões de pessoas, agregando todos e se conseguimos mover as pessoas a ver o jogo no estádio, também as movemos para ajudar”.

Tiago Henriques apresentou, também, um dos seus projetos mais antigos, intitulado “Escola de Pais Parceiros”, onde os pais fazem formações com os psicólogos do clube, já que os consideram fundamentais na formação dos seus jogadores de formação.

Ricardo Moreira, do FC Vizela, assumiu que na região onde se encontram “existe uma excelente consolidação local, mesmo com os vários clubes históricos ao redor”. ”Ainda assim, tentamos criar laços para fora das nossas fronteiras, mas o nosso foco é sempre o de retribuir à comunidade local o apoio que nos dá.”, garantindo que têm “uma comunidade que vive muito a sua cidade, e essa ligação é uma força gigante para crescimento sustentado do clube”. Visão que é partilhada pelos parceiros do FC Vizela que “apoiam e colaboram ativamente nas ações solidárias, impactando, também, na comunidade local”, concluiu.

No final os alunos tiveram oportunidade de esclarecer todas as dúvidas com os convidados.

7 de Maio de 2023

Fundação do Futebol marca presença no Politécnico de Leiria