22 de Setembro de 2023
O FC Porto conquistou o Prémio de Responsabilidade Social de agosto graças à iniciativa “Resumo Inclusivo”, que pretende tornar mais acessível às pessoas com deficiência auditiva e visual o essencial dos jogos do clube, utilizando como base as imagens do resumo habitualmente difundido nas plataformas de comunicação dos azuis e brancos, às quais são acrescentadas tradução para língua gestual e audiodescrição.
Os dragões receberam esta mesma distinção em pleno Estádio do Dragão, naquela que foi a primeira entrega realizada por um Senador da Fundação do Futebol, nomeadamente António Oliveira.
Antiga glória do clube azul e branco, o agora Senador da Fundação destacou o enorme impacto desta ação que, no fundo, traduz aquela que deve ser a responsabilidade do Futebol.
“Dar os parabéns ao FC Porto pela persistência que tem tido e que eu acho que é algo inerente às responsabilidades que o Futebol tem. Mas é sempre importante dar nota disto porque, como sabem, o Futebol tem uma força enorme e é preciso usá-la para as causas mais nobres”, destacou António Oliveira.
Do lado do FC Porto, Teresa Santos, Responsável de Sustentabilidade dos dragões, recebeu esta mesma distinção, destacando esta iniciativa e todo o trabalho desenvolvido pelos portistas no âmbito da inclusão e das acessibilidades.
“No fundo é um resumo do jogo, mas com audiodescrição e língua gestual, que vem reforçar a nossa aposta na área da inclusão e das acessibilidades. Começámos com o código de cores para daltónicos, temos a audiodescrição, o resumo inclusivo e agora também a língua gestual nos ecrãs em dia de jogo. Este tem sido um percurso consistente na área da inclusão e das acessibilidades”, salientou a Responsável de Sustentabilidade do FC Porto.