1 de Janeiro de 2022
O FC Famalicão e o FC Vizela conquistaram o Prémio de Responsabilidade Social do mês de outubro pela campanha: Unidos por uma Causa.
Juntos apelaram à ajuda e compra do Pirilampo Mágico, iniciativa anual de solidariedade, com o objetivo de angariar fundos para a Fenacerci - Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social- e ACIP- Ave Cooperativa Intervenção Psico-Social, instituições que apoiam crianças com deficiência mental e carências económicas.
A iniciativa ganha maior dimensão pelo facto de os emblemas terem conjugado esforços em prol da solidariedade antes de se encontrarem em campo, na jornada 10 da Liga Portugal bwin.
Para Tiago Madureira, Diretor Executivo da Liga Portugal, esta iniciativa dos dois emblemas é, por isso, um “orgulho”, crente de que será, também, exemplo futuro para as restantes Sociedades Desportivas.
“É um particular orgulho ver campanhas como esta em que há convergência entre mais que uma Sociedade Desportiva. A ação é tão mais meritória pelo facto de ter-se expandido para o dia do jogo. Ou seja, passaram a mensagem de que, independentemente, do que os afasta dentro de campo, há também muitos pontos de convergência nos quais os clubes podem trabalhar em conjunto. Sendo adversários dentro das quatro linhas podem unir-se por causas maiores. FC Famalicão e FC Vizela estão de parabéns. Que sirvam de exemplo futuro”, desejou o Diretor Executivo.
O prémio foi entregue na sede da Liga Portugal, com a presença dos presidentes de ambas as Sociedades Desportivas distinguidas.
“O FC Vizela tem esta forma de estar e logo acedeu ao repto lançado pelo FC Famalicão. Semana após semana os adversários são diferentes, mas apenas dentro de campo. Somos tidos como exemplo e temos de evidenciar a amizade fora de campo sempre que pudermos, quer em ações individuais ou em iniciativas conjuntas. Juntos somos mais fortes e conseguimos alcançar muito mais pessoas em prol do bem comum”, enfatizou Diogo Godinho, presidente do FC Vizela.
Para o homólogo do FC Famalicão, Miguel Ribeiro, o alcance do futebol e dos seus intervenientes tem, continuamente, de ser posto ao serviço da comunidade e solidariedade.
“A nossa intervenção e presença na comunidade tem de ser positiva e agregadora na perspetiva do auxílio. O futebol tem a capacidade de mover massas, de apaixonar e também de dar muito do que recebe. O futebol é uma grande bandeira do nosso País e, efetivamente, faz e cuida das pessoas. O facto de termos acionado esta campanha em dia de jogo é diferenciador, sim, mas, além da competição, há sempre a relação social. As pessoas olham, admiram e gostam do futebol o que obriga os intervenientes a ter este comportamento positivo, agregador e de fair-play”, corroborou o presidente famalicense.
Além do vídeo conjunto com jogadores de ambas as Sociedades Desportivas, FC Famalicão e FC Vizela angariaram dois mil euros já entregues à ACIP.