27 de Março de 2025
Estudo apresentado pelo IPAM nas Jornadas Anuais da Liga Portugal avaliou as principais Ligas de Futebol Profissional através das dimensões social, ambiental e de governança
Pode consultar o estudo AQUI.
A Liga Portugal e a Fundação do Futebol foram destacadas num estudo realizado pelo IPAM (Instituto Português de Administração de Marketing) como um exemplo de boas práticas em Responsabilidade Social e Corporativa, posicionando-se entre as melhores da Europa. O estudo, apresentado durante as Jornadas Anuais no Arena Liga Portugal, por Cidália Neves (IPAM) avaliou as principais Ligas de Futebol Profissional em três dimensões-chave: social, ambiental e governança, reconhecendo o impacto positivo das iniciativas promovidas pela Fundação.
Na dimensão social, a Fundação tem desenvolvido programas inovadores como “Esta Bata Tem Poderes”, que leva alegria a crianças hospitalizadas através de batas feitas com camisolas dos Clubes de Futebol Profissional, e o “FootParks”, que fomenta a inclusão social através do desporto. Além disso, os Prémios Mensais de Responsabilidade Social incentivam e reconhecem as boas práticas desenvolvidas pelos Clubes ao longo da temporada.
No âmbito ambiental, iniciativas como a certificação de Eco Eventos demonstram a preocupação em reduzir o impacto ambiental das atividades da Liga Portugal e dos seus Clubes. Com a implementação de medidas sustentáveis em mobilidade, energia, água e iluminação, a Liga tem mostrado um compromisso contínuo com a proteção do meio ambiente.
Na dimensão de governança, a transparência, a integridade financeira e a adoção de medidas anticorrupção foram aspetos que também contribuíram para este reconhecimento. A Fundação do Futebol, como agente catalisador destas iniciativas, reforça constantemente a sua ligação com as Sociedades Desportivas, promovendo a adoção das melhores práticas internacionais.
Este reconhecimento sublinha o impacto positivo do futebol para além das quatro linhas, consolidando a Liga Portugal e a Fundação do Futebol como referências europeias em responsabilidade social e corporativa.
A continuidade na execução de projetos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, através da iniciativa Football for the Goals, e a manutenção de um diálogo constante com stakeholders, são fatores essenciais para garantir o progresso e a expansão das ações sociais e ambientais no futuro.
Pode consultar o estudo AQUI.
A Liga Portugal e a Fundação do Futebol foram destacadas num estudo realizado pelo IPAM (Instituto Português de Administração de Marketing) como um exemplo de boas práticas em Responsabilidade Social e Corporativa, posicionando-se entre as melhores da Europa. O estudo, apresentado durante as Jornadas Anuais no Arena Liga Portugal, por Cidália Neves (IPAM) avaliou as principais Ligas de Futebol Profissional em três dimensões-chave: social, ambiental e governança, reconhecendo o impacto positivo das iniciativas promovidas pela Fundação.
Na dimensão social, a Fundação tem desenvolvido programas inovadores como “Esta Bata Tem Poderes”, que leva alegria a crianças hospitalizadas através de batas feitas com camisolas dos Clubes de Futebol Profissional, e o “FootParks”, que fomenta a inclusão social através do desporto. Além disso, os Prémios Mensais de Responsabilidade Social incentivam e reconhecem as boas práticas desenvolvidas pelos Clubes ao longo da temporada.
No âmbito ambiental, iniciativas como a certificação de Eco Eventos demonstram a preocupação em reduzir o impacto ambiental das atividades da Liga Portugal e dos seus Clubes. Com a implementação de medidas sustentáveis em mobilidade, energia, água e iluminação, a Liga tem mostrado um compromisso contínuo com a proteção do meio ambiente.
Na dimensão de governança, a transparência, a integridade financeira e a adoção de medidas anticorrupção foram aspetos que também contribuíram para este reconhecimento. A Fundação do Futebol, como agente catalisador destas iniciativas, reforça constantemente a sua ligação com as Sociedades Desportivas, promovendo a adoção das melhores práticas internacionais.
Este reconhecimento sublinha o impacto positivo do futebol para além das quatro linhas, consolidando a Liga Portugal e a Fundação do Futebol como referências europeias em responsabilidade social e corporativa.
A continuidade na execução de projetos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, através da iniciativa Football for the Goals, e a manutenção de um diálogo constante com stakeholders, são fatores essenciais para garantir o progresso e a expansão das ações sociais e ambientais no futuro.