Solidariedade no Futebol Profissional – novembro

A Responsabilidade Social está no terreno e o mês de novembro, de forte entreajuda, deixa já antever final de ano com a solidariedade a titular indiscutível.

O mês iniciou, recorde-se, com a entrega do primeiro prémio mensal de Responsabilidade Social ao SC Braga, distinção da Fundação do Futebol-Liga Portugal ao clube minhoto que financiou o reequipamento de duas salas (no total de 17) de internamento do Hospital de Braga. Ocasião que mereceu destaque em mais um ‘Liga-te à Fundação’, rubrica televisiva na SportTv1 que mostra o quanto o futebol marca golos no jogo da vida.

As Sociedades Desportivas assumem-se, cada vez mais, como entrepostos de ajuda, caso do Boavista que se uniu à Cruz Vermelha Portuguesa no combate à pobreza.

Missão igual assumiu o Vitória Sport Clube que, em conferência de Imprensa, anunciou que através do Vitória Solidário, a equipa iria ‘vestir’ na frente da camisola o nome da Cercigui, APCG Guimarães e Casa da Criança de Guimarães em três jogos da Liga NOS. Equipamentos a leiloar e cuja verba reverterá para as instituições escolhidas.

Vitória que também não foi indiferente ao sonho de Rui em conhecer Ricardo Quaresma e o restante plantel. Com o apoio da Make-A-Wish Portugal, o Nuno conviveu com o ídolo e realizou o desejo.

Ao serviço da comunidade permanece o CD Tondela, clube de portas abertas. «Precisas de ajuda? Conheces alguém que necessita de alimentos e não tenha? Contacta-nos ou dirige-te à Loja CDT! Nós estamos aqui para ajudar!», lê-se na página oficial do clube.

Já o Vilafranquense assinalou o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, lançando campanha vídeo com mensagem alusiva ao flagelo.

Em tempos pandémicos, nunca é demais vincar: proteger-te é proteger os outros. Esta a informação propagada pelo SC Farense com Ryan Gauld a ser protagonista da campanha desenvolvida em conjunto com o município de Faro e realizada em articulação com os agrupamentos escolares do concelho garantindo o envolvimento de toda a comunidade escolar. Não queimes o teu futuro!

O conselho foi do Nacional que se juntou à Liga Portuguesa Contra o Cancro para assinalar o Dia do Não Fumador. Alguns elementos da equipa principal deram o seu testemunho sensibilizando a população para os malefícios do tabaco.

Outra preocupação dos insulares foi viver novembro, mês da saúde masculina. «Cuidar da sua saúde também é coisa de Homem!», lembrou o clube associando-se ao Núcleo Regional da Madeira da LPPC, apelando à prevenção do cancro da próstata, mensagem veiculada em Tshirts usadas no alinhamento da jornada 7.

Também o vizinho Marítimo teve igual cuidado, alterando a sua imagem de perfil do Facebook para o laço azul representativo do mês da saúde do homem.

O Dia Internacional da Linguagem Gestual (15 de novembro)  foi lembrado por FC Vizela e CD Feirense que publicaram vídeos de jogadores a comunicarem com adeptos surdos/mudos.

Na companhia de adeptos continua Billas, mascote do CD Feirense que em novembro visitou mais três freguesias do concelho.

O Rio Ave nunca vira costas a quem precisa e ajudou Marta, a "Menina Milagre», doando-lhe bola e camisola autografadas para ajudar a dispendiosos tratamentos médicos.

E em mês de Liga Europa, o Benfica entrou em campo, bem como a sua Fundação que frente ao Rangers FC mostrou cartão vermelho ao racismo.

O Futebol Profissional continua a dar o melhor exemplo, ajudando e desafiando a ajudar.