Solidariedade no Futebol Profissional – Agosto

O pontapé de saída da nova época foi dado no passado dia 3 de agosto, e com ele a Fundação do Futebol – Liga Portugal lançou, em parceira com a Sociedade Ponto Verde, num formato digital, o primeiro Manual de Sustentabilidade Ambiental para o Futebol Profissional. Este documento pressupõe um conjunto de boas práticas a adotar no âmbito da política dos 3 R’ s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Por entender que cada vez mais as preocupações ambientais e ecológicas devem fazer parte do dia a dia da sociedade, a Fundação do Futebol – Liga Portugal tomou esta iniciativa com o claro objetivo de promover a participação ativa das Sociedades Desportivas na redução da pegada ecológica e, assim, contribuir para a redução do impacto ambiental dos eventos desportivos, através da utilização da notoriedade do futebol.

Quem continua a ter um papel ativo no campo da responsabilidade social é o CD Feirense que, no âmbito do Dia Internacional do Animal Abandonado, realizou uma visita à Associação Patinhas Sem Lar, em Espinho. Bruno Brígido, Diga, Latyr, bem como a mascote oficial dos “fogaceiros”, Billas, visitaram este lar que recebe cães e gatos. De referir que neste período pandémico foram recolhidos 130 animais, sendo que cerca de três dezenas deles foram resgatados dos abrigos de Santo Tirso, recentemente consumido pelas chamas. Alguns destes animais encontram-se internados e a Associação Patinhas Sem Lar enfrenta grandes dificuldades económicas.

Também no trilho da responsabilidade social, o Vitória Sport Clube promoveu uma campanha que visa ajudar as famílias mais carenciadas do concelho de Guimarães. O “Vitória Solidário” associou-se a um grupo de voluntários: “Ajudar o Próximo - Guimarães”, que pretende contribuir para a melhoria das condições de vida dos vimaranenses, através da recolha de alimentos, vestuário e outros materiais essenciais.

Toda a ajuda é pouca e sem dúvida que a notoriedade do Futebol vem reforçar a responsabilidade social junto dos que mais precisam.