Solidariedade no Futebol Profissional - junho

O Futebol Profissional continua a ser um exemplo no caminho da solidariedade e Responsabilidade Social. O mês de junho não foge à regra e as iniciativas da Fundação do Futebol – Liga Portugal e das Sociedades Desportivas estiveram, mais uma vez, na agenda onde desempenharam um papel fundamental.

No início do mês, que coincidiu com a retoma da Liga NOS, a Federação Portuguesa de Futebol, a Liga Portugal e a Direção Geral da Saúde juntaram-se numa campanha, “Por um Futebol Seguro”, que visou garantir um regresso em total segurança do Futebol Profissional. Inúmeras figuras públicas, antigos jogadores e internacionais portugueses, Embaixadores da Liga Portugal, dirigentes e jogadores de várias equipas da Liga NOS uniram-se e apelaram aos adeptos portugueses para que cumprissem as regras de segurança impostas pela DGS.

Decorrente de toda a situação pandémica, a Fundação Vasco Vieira de Almeida em parceria com o Student Keep lançaram a campanha de crowdfunding LIGA-TE@ESCOLA, com o objetivo de angariar fundos para a aquisição de equipamentos informáticos necessários aos alunos de contextos desfavorecidos. A Fundação do Futebol – Liga Portugal não ficou indiferente e associou-se a esta causa solidária, de forma a divulgar e promover a iniciativa.

Consciente do espírito de Responsabilidade Social, o Rio Ave Futebol Clube prestou homenagem a todos os profissionais de saúde, que durante a pandemia estiveram na linha da frente na luta contra a COVID-19. No jogo frente ao FC Paços de Ferreira, a contar para a jornada 25 da Liga NOS, todos os jogadores entraram em campo com nomes diferentes nas camisolas.

Com o mesmo intuito, o CD Feirense Futebol – SAD também decidiu homenagear e presentear os profissionais de saúde do Hospital São Sebastião, tendo oferecido várias camisolas autografadas pela equipa principal de futebol.

Também o Marítimo M. deu sequência ao recente trabalho desenvolvido na área da Responsabilidade Social, contribuindo com a doação de livros e manuais escolares para escolas do continente africano, num gesto que certamente será muito importante no processo educacional das crianças deste continente.

O Futebol Profissional tem sido exemplar no que diz respeito à Solidariedade e Responsabilidade Social. Atos e ações que fazem a diferença!