Solidariedade no Futebol Profissional

Entrámos num novo ano, numa nova década e as ações de Responsabilidade Social no Futebol Profissional continuam a desenvolver o seu papel na sociedade e a promover a aposta na solidariedade e na inclusão social.

Consciente desta responsabilidade, o FC Porto promoveu uma campanha, “Many Faces”, uma canção sobre a igualdade que passou pela primeira vez no Estádio do Dragão, no dia do jogo da 17.ª jornada da Liga NOS, frente ao SC Braga. Uma ação que se insere na promoção da inclusão, respeito e igualdade que o Clube tem vindo a desenvolver. A mensagem da música, dos James, tem como principal objetivo consciencializar as gerações mais jovens para as consequências negativas de uma atitude discriminatória. O FC Porto desenvolveu uma versão especial do tema, com músicos convidados e difundiu um vídeo inédito.

Neste mesmo caminho, o Rio Ave FC, através do projeto Rio Ave Social, o jogador Pedro Amaral, visitou e distribuiu sorrisos a mais de uma centena de utentes do MADI - Movimento de Apoio ao Diminuído Intelectual. Mais uma iniciativa que tem vindo a desempenhar um papel importante na inclusão social, na comunidade e no Futebol.

Porque o Futebol é mais do que um desporto, os jogadores CD Feirense, Zé Ricardo, João Amorim e João Victor conviveram e ofereceram uma camisola do Clube, aos residentes da Casa Ozanam, uma instituição dedicada a acolher crianças em risco, abandonadas e oriundas de famílias mal estruturadas, pessoas com deficiência e idosos sem família. Um dia diferente na vida dos que mais precisam de carinho e afeto.

Nesse sentido, a Fundação do Futebol também fez a sua parte e realizou um conjunto de ações, com os parceiros, Allianz, Super Book, Refood, Sociedade Ponto Verde, Special Olympics, APPACDM de Braga, Color ADD e Make a Wish, na competição Allianz CUP que se realizou, em Braga, na semana de 18 a 25 de janeiro.

A Fundação do Futebol – Liga Portugal assume não só a sua missão, de ser um elo de ligação entre as Sociedades Desportivas e a Responsabilidade Social, como também um papel ativo na sociedade.