"Liga-te à Fundação Talks", na TVI24

A benéfica relação entre futebol e Responsabilidade Social esteve presente no pequeno ecrã. O "Liga-te à Fundação Talks", foram cinco programas de 15 minutos, transmitidos na TVI24, aos fins de semana, conversas intensas conduzidas pela jornalista Cláudia Lopes.

O programa que estreou, no passado mês de março, versou a ajuda efetiva do futebol às necessidades mais prementes dos adeptos, conversa que deu a conhecer o projeto Somos Todos Tondela, ainda a forma como o Estoril Praia transformou patrocínio em refeições e como o Banco Alimentar contra a Fome contou com a solidariedade do futebol para aumentar a já gigantesca rede que alimenta mais de quatro por cento da população portuguesa. Foi o “Jogo com Prolongamento.”

O segundo programa incidiu na inclusão social através do futebol, tendo por protagonistas Paulinho e Abílio, técnicos de equipamentos de Sporting CP e SC Farense.

Assinalando, dia 21, o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, este foi, inevitavelmente, o tema do terceiro "Liga-te à Fundação Talks", a que se seguiu a Educação e formação no futebol- com os testemunhos de Rui Patrício (Wolverhampton), Diogo Ribeiro (FC Vizela) e Rui Osório, diretor do Colégio Marítimo.

O Futebol como fator de Integração foi, igualmente, painel a seguir com atenção, programa enriquecido com a história de vida de Igor Stefanovic, jogador do Leixões SC que fugiu a duas guerras. A situação dos refugiados e o projeto da sua inclusão através do futebol (Fundação Benfica) ajudam a retratar a dura realidade.

Os "Liga-te à Fundação Talks" pretenderam mostrar do quanto o futebol faz a diferença quando entra em campo e do quanto a sua mensagem é poderosa visando o bem comum.

Talks que deram a conhecer histórias de necessidade mas de entreajuda, de dificuldade mas de superação, sobretudo de força e vitória.