Liga Portugal e Fundação do Futebol certificadas com ISO 9001 e ISO/IEC 27001

A Liga Portugal e a Fundação do Futebol foi certificada pela APCER com a implementação das normas NP EN ISO 9001:2015 – Sistema de Gestão da Qualidade e NP EN ISO/IEC 27001:2013 – Sistema de Gestão da Segurança da Informação, o que no caso concreto da Liga Portugal se trata da revalidação das chancelas existentes.

A cerimónia decorreu, esta sexta-feira, na sede da Liga, e contou com as presenças do Presidente da Liga, Pedro Proença, do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, do Presidente do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, Vitor Pataco, do CEO da APCER - Associação Portuguesa de Certificação, António Pêgo e do Diretor Regional do Norte do IPDJ, Vítor Dias, assim como de membros do Conselho de Administração da Fundação do Futebol.

Pedro Proença realçou "o orgulho por termos a primeira Fundação do mundo que consegue estar certificada em termos da ISO 9001 e da ISO 27001. É um sinal dos tempos e do caminho que a Liga tem trilhado, no seu conceito de uma gestão absolutamente competente, pautada por rigor."

O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, defendeu que os "processos de certificação de qualidade são muito exigentes e trabalhosos, e são a prova de que a Liga se está a capacitar cada vez mais ao nível dos seus procedimentos. E este é naturalmente um contributo importante para melhorar o nosso Futebol Profissional, com reflexos claros no nosso sistema desportivo, algo que o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto tem de agradecer e reconhecer".

Já o Presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude, Vítor Pataco, disse saber "bem da exigência que um processo de certificação de qualidade acarreta" e deu "os parabéns à Liga e à Fundação".

Para António Pêgo, "a constituição deste sistema de gestão de qualidade representa um enorme esforço por parte da Fundação, no sentido de se qualificar os seus procedimentos e organização interna. Para além disso, este é um passo que acrescenta credibilidade para toda os clientes, stakeholders, fornecedores e para toda a comunidade em geral, na medida em que esta certificação de gestão da qualidade é justamente um fator de reforço de todos os índices de qualificação da entidade. A APCER, como líder de todos os sistemas de certificação da qualidade, acompanha com todo o rigor a prossecução destes padrões de elevação das qualificações das nossas organizações e, como tal, só podemos estar muito honrados em marcar presença nesta cerimónia", concluiu o Presidente da APCER.

A Liga Portugal, note-se, foi, em 2016, a primeira liga da Europa a contar com a certificação da norma NP EN ISO 9001:2015, garantindo a adoção de um Sistema de Gestão da Qualidade. Esta tem sido uma decisão estratégica da Liga Portugal, que assegura a garantia da organização e regulamentação das competições e restantes processos em conformidade com os requisitos estabelecidos pela norma de referência.

No caso da Fundação do Futebol – Liga Portugal, a certificação ISO/IEC 27001 transforma-a na primeira e única com esta chancela de Gestão da Segurança da Informação e contribui para a implementação de projetos que visam a inclusão social, a associação a grandes causas humanitárias, a proteção dos valores e o fomento da ciência e da tecnologia aplicadas ao futebol bem como à proteção da informação relacionada. Note-se que a ISO/IEC 9001 também faz com que a Fundação a primeira no âmbito da Responsabilidade Social no Desporto com esta chancela.