Fundação do Futebol no Ética Summit

A Fundação do Futebol marcou presença no evento Ética Summit 2022, representada pelo seu Coordenador, Luís Estrela, no workshop de encerramento: O Racismo e xenofobia e o desporto unificador e divisor.

O Coordenador da Fundação do Futebol destacou a importância do desporto em geral, e do Futebol em particular, na integração, inclusão e agregação, fazendo referência à capacidade de ser um símbolo de representatividade. Dando como exemplo o Futebol Profissional português, onde competem “1287 atletas, em 36 equipas, onde há 79 nacionalidades e estão representados os cinco continentes”.

Luís Estrela falou do trabalho que deve ser feito “nas bases, nas escolas e nos mais jovens”, falando do desporto como um ótimo apoio “já que tem uma enorme capacidade de inclusão e integração. O Futebol é o “espelho da sociedade que, depois, aliado a um conjunto de componentes como o ambiente de estádio, de competição e de rivalidades leva a comportamentos irracionais”, frisou Luís Estrela.

Durante o workshop, os oradores partilharam experiências, falaram das suas realidades, procurando levantar questões que servissem de reflexão, tendo havido ainda tempo para uma sessão de perguntas e respostas com os participantes.

O Workshop fez parte do encerramento do evento e contou, ainda, com a presença de Jorge Carvalho, Membro da CE do ES2022, Neilton Ferreira Jr. - Direção de Relações Étnico-raciais do CBCE, autor da 1ª tese sobre Racismo e Esporte Escola de Educação Física da USP – Brasil, Cipriano Có - Professor e treinador de andebol N-3 FPA, Coordenador Ed. Física SAB, Group e Personal Trainer, tendo como moderadora Patrícia Dias - Jurista e Professora assistente convidada na Universidade Autónoma de Lisboa.

O Ética Summit 2022 foi um evento totalmente digital, que decorreu entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, com o objetivo de promover a reflexão, o debate e a partilha do conhecimento em torno de questões associadas à ética e integridade no Desporto, no espaço lusófono.