Fundação do Futebol - Liga Portugal diz “NÃO” ao Racismo, Violência, Intolerância e Xenofobia

No decorrer da ronda 22 da Liga NOS e da LigaPro, a Fundação do Futebol – Liga Portugal irá promover uma ação de sensibilização contra o Racismo, Violência, Intolerância e Xenofobia, denominada “NÃO”.

Esta é uma campanha que se enquadra dentro daquilo que são os deveres fundamentais da Liga Portugal e das Sociedades Desportivas, usando a larga influência do Futebol Profissional para promoção de valores essenciais para a sociedade civil.

Neste sentido, todos os encontros deste fim-de-semana irão contar com um conjunto de ativações destinadas a difundir esta mensagem e dizer, de forma clara, “NÃO” a estes flagelos da sociedade.

Entre este lote de ativações, destaque para o momento de entrada das três equipas em campo, com a t-shirt da campanha, em que cada capitão de equipa irá transportar um galhardete oficial do jogo cedido pela Liga Portugal, alusivo à campanha. Nota para o facto de os capitães de equipa procederem à troca de galhardetes, sendo que o capitão da equipa da casa irá entrar em campo com dois galhardetes, sendo um destinado à equipa de arbitragem.

A habitual foto do Fair Play com os capitães de equipa irá, assim, incluir também a equipa de arbitragem, com exibição dos galhardetes acima mencionados. Após este momento, está previsto os capitães de equipa realizarem a leitura de uma mensagem alusiva à campanha, no sistema de som do estádio. No final desta leitura, as equipa irão juntar-se para uma fotografia com line up board da campanha, com os respetivos símbolos das Sociedades Desportivas.

Por fim, ficará a cargo das Sociedades Desportivas, a decisão de utilização de um crachá alusivo à campanha, por parte da sua equipa técnica e membros administrativos. Cada Sociedade Desportiva irá receber um total de 20 crachás.

O Futebol Profissional dá o exemplo e diz “NÃO” à Violência, Racismo, Xenofobia e Intolerância.