Fundação do Futebol - Liga Portugal e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa assinam parceria de âmbito social

A Fundação do Futebol – Liga Portugal e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa assinaram uma parceria direcionada, essencialmente, ao desenvolvimento de projetos de caráter social com vincada intervenção na sociedade, num momento em que as comunidades enfrentam importantes desafios sociais e ambientais que terão repercussões no futuro de todos, nomeadamente daqueles que hoje são os mais jovens.

Com o objetivo de promover valores e práticas nas áreas da solidariedade e da sustentabilidade na sociedade, e em particular junto dos mais jovens, esta parceria estabelece, a longo prazo, modelos de ação fundamentais, de forma a dar resposta nas mais diferentes áreas de intervenção, inclusão social, sustentabilidade ecológica, ciência e tecnologia ao serviço do futebol e proteção de valores. Este conjunto de ações e projetos serão desenvolvidos no decorrer da próxima época desportiva 2020-21.

A concretização desta parceria valoriza socialmente o papel do futebol profissional nas nossas sociedades, sendo muitas vezes os seus jogadores uma referência para milhões de jovens no exercício do respeito, da tolerância, da educação e do compromisso, valores acarinhados pela Fundação do Futebol e partilhados pela Santa Casa.

Para Edmundo Martinho, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, “nesta parceria o futebol é apenas o veículo para a Santa Casa chegar aos mais jovens e envolvê-los em atos de sensibilização e cidadania, alargando, assim, a sua missão diária ao serviço da comunidade. Com este protocolo, a Misericórdia de Lisboa assume mais um compromisso importante dentro das suas responsabilidades institucionais e sociais”.

Pedro Proença, Presidente da Fundação do Futebol – Liga Portugal, assinala a importância desta parceria com “uma entidade de reconhecido valor social e com presença vincada junto da Sociedade. O Futebol tem uma palavra muito importante na ajuda a dar aos mais desprotegidos e a todos aqueles que, de alguma forma, precisam de apoio. É um desporto que move multidões e isso pode e deve ser canalizado em prol de todos os que necessitam. A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa é uma organização que dispensa palavras e os seus mais 500 anos de história estão intrinsecamente ligados a Boas Causas junto da população portuguesa, com os quais a Fundação do Futebol - Liga Portugal quer estar cada vez mais envolvida”.