Estádio do Dragão é o primeiro do mundo inclusivo pela cor

O FC Porto reforçou a sua assumida preocupação com a inclusão, através de ação pioneira a nível mundial, em todas as suas infra estruturas.

O Estádio do Dragão passou a ser primeiro recinto desportivo a equipar-se com código de cor, inovação que potencia a experiência de jogo acessível para todos os adeptos e que o fez merecedor do reconhecimento mensal, relativo a janeiro de 2021, sendo esta uma distinção da Fundação do Futebol-Liga Portugal.

O sistema colorADD, já implementado no Estádio do Dragão, ajuda todos aqueles que têm dificuldade em distinguir ou identificar cores, facilitando acesso ao estádio, especialmente aos daltónicos. Numa primeira fase o código ColorADD foi aplicado nos parques de estacionamento (organizados por cores) e nos coletes de treino dos principais escalões, momentos estes em que a cor pode ser um veiculo de distinção e identificação

Estas foram as primeiras medidas que se alargarão no projeto a todas as Infra estruturas do Clube.

Esta é uma linguagem universal, inventada pelo portuense Miguel Neiva, que representa as três cores primárias - azul, amarelo e vermelho - através de símbolos gráficos.

Um código tão simples quanto útil que faz do FC Porto, e do estádio do Dragão, um exemplo mundial no que respeita à agenda 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Susana Rodas, Diretora Executiva : “Qualquer iniciativa que seja de inclusão, na vertente da Responsabilidade Social, é de louvar e enaltecer. O FC Porto, como pioneiro nesta ação, está de Parabéns, sendo esta uma iniciativa que permitirá a todos os que vão ao Estádio do Dragão, e não consigam distinguir as cores, não se sentirem excluídos. Questões como acessibilidades, inclusão, sustentabilidade ambiental, estarão sempre na primeira linha de distinção da Liga Portugal e da sua Fundação do Futebol.”

Teresa Santos, Responsável pela área de Sustentabilidade do FC Porto: “O FC Porto, sendo uma marca que representa uma região, desde sempre que assumiu na sua estratégia a sua responsabilidade na consciencialização para temas como a inclusão, respeito e igualdade, pelo que este reconhecimento por parte da Fundação Futebol – Liga Portugal, nos enche de orgulho. A inclusão pela cor é mais uma aposta do FC Porto para tornar as suas infraestruturas cada vez mais inclusivas, de uma forma não discriminatória.”