Dia Mundial Humanitário

O Dia Mundial Humanitário celebra-se, anualmente, no dia 19 de agosto, resultado de uma deliberação da Assembleia Geral da ONU, em dezembro de 2008.

Esta data comemorou-se pela primeira vez em 2009, e foi escolhida em honra do Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Sérgio Vieira de Mello (1948-2003), e de outros 21 funcionários e colaboradores da ONU falecidos no Iraque, em 2003, durante uma missão de paz.

O objetivo desta data passa, assim, por homenagear todos os voluntários do mundo pelo seu trabalho e obras realizadas em prol de organizações humanitárias.

Este cariz fortemente solidário faz, também, com que o Dia Mundial Humanitário seja conhecido como Dia Mundial da Ajuda Humanitária e Dia da Memória dos Trabalhadores Humanitários, prestando, dessa maneira, um tributo a todos os funcionários e trabalhadores humanitários que foram mortos no exercício das suas atividades profissionais.

Existem, atualmente, mais de 130 milhões de pessoas a necessitar de ajuda humanitária. Seja solidário no dia de todas as causas!