Dia do Trabalhador

O Dia do Trabalhador comemora-se, anualmente, a 1 de maio. Este dia, em Portugal e em vários países da Europa é feriado.

O Dia do Trabalhador é comemorado em todo o país, com manifestações, marchas, celebrações e comícios, de forma a apresentar ao Governo e às entidades patronais quais as necessidades e os direitos dos trabalhadores. Sendo feriado, é também uma oportunidade para o trabalhador descansar.

Esta data “nasce” no dia 1 de Maio de 1886, nos EUA, quando mais de 500 mil trabalhadores saíram às ruas de Chicago, numa manifestação pacífica, exigindo a redução da jornada de trabalho para oito horas. Em consequência, a polícia tentou dispersar a manifestação, ferindo e matando dezenas de operários. A 5 de maio os operários regressaram às ruas e registaram-se novamente feridos. A população repudiou a ação da polícia e do Governo, assim como das entidades patronais, e em 1889 o Congresso Operário Internacional, reunido em Paris, decretou o 1 de Maio como o Dia Internacional dos Trabalhadores.

Em Portugal, o 1º de Maio começou a ser festejado a partir de maio de 1974, após a Revolução do 25 de abril.