29 de Julho de 2025
De 25 a 27 de julho, a Fundação do Futebol marcou presença no Liga Portugal Legends para celebrar as lendas do futebol português - mas também para deixar uma pegada social e ambiental positiva
Durante três dias, o futebol foi o palco de grandes emoções e de causas maiores. A Fundação dinamizou várias ações de sensibilização e solidariedade que envolveram jogadores, embaixadores, instituições e o público.
No primeiro dia, a Praia da Nazaré foi o ponto de encontro para uma ação de limpeza em parceria com a EGF e a One Piece After Another. O ex-internacional português Jorge Andrade, embaixador da Fundação, também se juntou à iniciativa, dando o exemplo dentro e fora do campo.
No segundo dia, foi a vez de alertar para o impacto das beatas nas praias, com a distribuição de cinzeiros portáteis, numa parceria com a Tabaqueira. O antigo guarda-redes Nelson Pereira foi o rosto desta ação de sensibilização.
O terceiro dia trouxe um momento de inclusão com a realização de uma sessão de surf adaptado, em colaboração com a Surf Addict e Mondelez, com a boa disposição de Ukra, embaixador da Fundação, a contagiar todos os participantes.
Nos jogos das finais, o compromisso ambiental voltou a estar em destaque: os jogadores do SC Braga e do Estrela Amadora entraram em campo com camisolas da EGF, com mensagens que incentivaram à reciclagem. Já na grande final entre FC Porto e SL Benfica, o momento foi de emoção, com os jogadores a entrarem em campo acompanhados por idosos do Lar da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, num gesto simbólico que celebrou o valor das gerações, e também por representantes da Surf Addict.
Durante todo o evento, houve ainda uma recolha de alimentos a favor da Associação de Academias da Guiné-Bissau, numa parceria com o Sporting CP, que contou com o apoio da Missão Continente, que doou dezenas de alimentos para esta causa solidária.
Pelas bancadas, a Fundação do Futebol espalhou também mensagens de fair-play e de bom adepto, promovendo o desportivismo e o respeito como parte essencial do jogo.
O Liga Portugal Legends mostrou que o futebol pode ser um espaço de celebração, inclusão, responsabilidade social e ambiental. Porque as verdadeiras lendas também se constroem fora das quatro linhas.
Durante três dias, o futebol foi o palco de grandes emoções e de causas maiores. A Fundação dinamizou várias ações de sensibilização e solidariedade que envolveram jogadores, embaixadores, instituições e o público.
No primeiro dia, a Praia da Nazaré foi o ponto de encontro para uma ação de limpeza em parceria com a EGF e a One Piece After Another. O ex-internacional português Jorge Andrade, embaixador da Fundação, também se juntou à iniciativa, dando o exemplo dentro e fora do campo.
No segundo dia, foi a vez de alertar para o impacto das beatas nas praias, com a distribuição de cinzeiros portáteis, numa parceria com a Tabaqueira. O antigo guarda-redes Nelson Pereira foi o rosto desta ação de sensibilização.
O terceiro dia trouxe um momento de inclusão com a realização de uma sessão de surf adaptado, em colaboração com a Surf Addict e Mondelez, com a boa disposição de Ukra, embaixador da Fundação, a contagiar todos os participantes.
Nos jogos das finais, o compromisso ambiental voltou a estar em destaque: os jogadores do SC Braga e do Estrela Amadora entraram em campo com camisolas da EGF, com mensagens que incentivaram à reciclagem. Já na grande final entre FC Porto e SL Benfica, o momento foi de emoção, com os jogadores a entrarem em campo acompanhados por idosos do Lar da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, num gesto simbólico que celebrou o valor das gerações, e também por representantes da Surf Addict.
Durante todo o evento, houve ainda uma recolha de alimentos a favor da Associação de Academias da Guiné-Bissau, numa parceria com o Sporting CP, que contou com o apoio da Missão Continente, que doou dezenas de alimentos para esta causa solidária.
Pelas bancadas, a Fundação do Futebol espalhou também mensagens de fair-play e de bom adepto, promovendo o desportivismo e o respeito como parte essencial do jogo.
O Liga Portugal Legends mostrou que o futebol pode ser um espaço de celebração, inclusão, responsabilidade social e ambiental. Porque as verdadeiras lendas também se constroem fora das quatro linhas.