20 de Novembro de 2025


Gil Vicente FC e L. Lourosa FC distinguidos com os Prémios de Responsabilidade Social de outubro

Saúde mental e prevenção do cancro da mama estiveram no centro das iniciativas reconhecidas pela Fundação do Futebol

O Gil Vicente FC e o L. Lourosa FC foram os grandes vencedores dos Prémios de Responsabilidade Social de outubro, atribuídos pelo Conselho de Administração da Fundação do Futebol. O clube gilista destacou-se com a ação dedicada ao Dia Mundial da Saúde Mental, enquanto o L. Lourosa FC venceu o prémio relativo ao Outubro Rosa, mês simbolicamente dedicado à sensibilização para a prevenção do cancro da mama.

Com a mensagem “Há vozes que se calam, não por falta de som, mas por falta de escuta”, o Gil Vicente FC lançou um apelo profundo à importância da escuta ativa e da empatia, lembrando que estar presente é mais do que estar ao lado. A iniciativa sensibilizou para a saúde mental e reforçou a urgência de promover espaços seguros de diálogo e apoio, dentro e fora das quatro linhas, valendo aos gilistas o Prémio de Responsabilidade Social do mês de outubro.

Nesta categoria, o Conselho de Administração atribuiu ainda menções honrosas ao FC Felgueiras e ao FC Alverca. O emblema felgueirense assinalou o Dia Mundial do Combate ao Bullying, alertando para os quase 6% de jovens que já foram vítimas deste fenómeno e defendendo que o futebol deve ser um espaço de respeito, fair play e responsabilidade individual. Já os ribatejanos destacaram-se com a iniciativa “Jogamos Todos no Mesmo Campo”, através da criação de um equipamento especial contra o racismo, reforçando a mensagem de igualdade e inclusão.

No âmbito do Outubro Rosa, o vencedor foi o L. Lourosa FC, com uma campanha integrada que mobilizou adeptos, comunidade e especialistas para a prevenção do cancro da mama. Ao longo do mês, o clube partilhou mensagens fortes, vídeos com analogias ao jogo, testemunhos reais na série “Vitórias da Vida” e envolveu a comunidade com o lançamento exclusivo de um cachecol rosa, sublinhando que o diagnóstico precoce pode salvar vidas.

As menções honrosas deste eixo foram atribuídas ao Sporting CP e ao Moreirense FC. O emblema leonino promoveu a campanha “Vira o Jogo Contra o Cancro da Mama”, mobilizando adeptos, atletas e influenciadores, num movimento de grande amplitude, com destaque para o simbólico Lugar Rosa, bilheteiras solidárias, materiais informativos e um forte impacto digital. Os cónegos, por sua vez, homenagearam sobreviventes da doença, dando voz a testemunhos de coragem e reforçando que o rosa simboliza força, luta e esperança.

No total, outubro registou 179 ações de Responsabilidade Social, das quais 91 dedicadas ao Outubro Rosa, demonstrando a forte mobilização das Sociedades Desportivas das competições profissionais em torno de causas sociais, prevenção e bem-estar das comunidades.

O Prémio de Responsabilidade Social da Fundação do Futebol, recorde-se, reconhece mensalmente as iniciativas mais relevantes, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, reforçando o compromisso do Futebol português com o impacto positivo dentro e fora de campo.

20 de Novembro de 2025


Gil Vicente FC e L. Lourosa FC distinguidos com os Prémios de Responsabilidade Social de outubro

Saúde mental e prevenção do cancro da mama estiveram no centro das iniciativas reconhecidas pela Fundação do Futebol

O Gil Vicente FC e o L. Lourosa FC foram os grandes vencedores dos Prémios de Responsabilidade Social de outubro, atribuídos pelo Conselho de Administração da Fundação do Futebol. O clube gilista destacou-se com a ação dedicada ao Dia Mundial da Saúde Mental, enquanto o L. Lourosa FC venceu o prémio relativo ao Outubro Rosa, mês simbolicamente dedicado à sensibilização para a prevenção do cancro da mama.

Com a mensagem “Há vozes que se calam, não por falta de som, mas por falta de escuta”, o Gil Vicente FC lançou um apelo profundo à importância da escuta ativa e da empatia, lembrando que estar presente é mais do que estar ao lado. A iniciativa sensibilizou para a saúde mental e reforçou a urgência de promover espaços seguros de diálogo e apoio, dentro e fora das quatro linhas, valendo aos gilistas o Prémio de Responsabilidade Social do mês de outubro.

Nesta categoria, o Conselho de Administração atribuiu ainda menções honrosas ao FC Felgueiras e ao FC Alverca. O emblema felgueirense assinalou o Dia Mundial do Combate ao Bullying, alertando para os quase 6% de jovens que já foram vítimas deste fenómeno e defendendo que o futebol deve ser um espaço de respeito, fair play e responsabilidade individual. Já os ribatejanos destacaram-se com a iniciativa “Jogamos Todos no Mesmo Campo”, através da criação de um equipamento especial contra o racismo, reforçando a mensagem de igualdade e inclusão.

No âmbito do Outubro Rosa, o vencedor foi o L. Lourosa FC, com uma campanha integrada que mobilizou adeptos, comunidade e especialistas para a prevenção do cancro da mama. Ao longo do mês, o clube partilhou mensagens fortes, vídeos com analogias ao jogo, testemunhos reais na série “Vitórias da Vida” e envolveu a comunidade com o lançamento exclusivo de um cachecol rosa, sublinhando que o diagnóstico precoce pode salvar vidas.

As menções honrosas deste eixo foram atribuídas ao Sporting CP e ao Moreirense FC. O emblema leonino promoveu a campanha “Vira o Jogo Contra o Cancro da Mama”, mobilizando adeptos, atletas e influenciadores, num movimento de grande amplitude, com destaque para o simbólico Lugar Rosa, bilheteiras solidárias, materiais informativos e um forte impacto digital. Os cónegos, por sua vez, homenagearam sobreviventes da doença, dando voz a testemunhos de coragem e reforçando que o rosa simboliza força, luta e esperança.

No total, outubro registou 179 ações de Responsabilidade Social, das quais 91 dedicadas ao Outubro Rosa, demonstrando a forte mobilização das Sociedades Desportivas das competições profissionais em torno de causas sociais, prevenção e bem-estar das comunidades.

O Prémio de Responsabilidade Social da Fundação do Futebol, recorde-se, reconhece mensalmente as iniciativas mais relevantes, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, reforçando o compromisso do Futebol português com o impacto positivo dentro e fora de campo.


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