12 de Setembro de 2025


FC Porto é o vencedor do Prémio de Responsabilidade Social do mês de agosto

Ao reforçar a aposta na mobilidade inclusiva o clube foi distinguido pelo Conselho de Administração da Fundação do Futebol

Na terceira reunião do Conselho de Administração da Fundação do Futebol, presidida por Reinaldo Teixeira, o Futebol Clube do Porto foi distinguido com o Prémio de Responsabilidade Social de agosto, destacando uma iniciativa inovadora ao serviço da inclusão.

O clube azul e branco, em parceria com a Salvador Caetano e a Choice Car, colocou à disposição o Toyota APM (Accessible People Mover) no Estádio do Dragão, num projeto-piloto que facilita a deslocação de pessoas com mobilidade reduzida em ambientes de grande afluência. Esta inovação permite que a experiência de viver o Estádio do Dragão seja cada vez mais acessível, reforçando o compromisso do FC Porto com a inclusão, a igualdade de oportunidades e a melhoria da vivência desportiva de todos os adeptos.

O Conselho de Administração atribuiu ainda menções honrosas a duas iniciativas finalistas de grande impacto. O AFS destacou-se com o gesto de fair-play no jogo frente ao Casa Pia AC: perante a avaria do autocarro dos gansos, o clube disponibilizou o seu próprio transporte para que a equipa visitante pudesse chegar ao encontro. Uma ação simples, mas que simboliza o verdadeiro espírito desportivo e o respeito entre adversários.

Já a Fundação Sporting foi distinguida pela ação de sensibilização para o daltonismo. Os jogadores leoninos foram desafiados a perceber como é ver o jogo através da perspetiva de uma pessoa daltónica, num exercício de consciencialização que culminou com a entrada em campo dos escort players com camisolas que integravam o código ColorADD. Uma iniciativa que promove a inclusão e o acesso universal à cor, também no futebol.

O Prémio de Responsabilidade Social, recorde-se, é entregue mensalmente às iniciativas mais relevantes desenvolvidas pelos clubes das competições profissionais, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas.

Assim, com 43 ações de Responsabilidade Social registadas no mês de agosto, o futebol português reafirma-se como um motor de mudança, proximidade e inclusão social.

12 de Setembro de 2025


FC Porto é o vencedor do Prémio de Responsabilidade Social do mês de agosto

Ao reforçar a aposta na mobilidade inclusiva o clube foi distinguido pelo Conselho de Administração da Fundação do Futebol

Na terceira reunião do Conselho de Administração da Fundação do Futebol, presidida por Reinaldo Teixeira, o Futebol Clube do Porto foi distinguido com o Prémio de Responsabilidade Social de agosto, destacando uma iniciativa inovadora ao serviço da inclusão.

O clube azul e branco, em parceria com a Salvador Caetano e a Choice Car, colocou à disposição o Toyota APM (Accessible People Mover) no Estádio do Dragão, num projeto-piloto que facilita a deslocação de pessoas com mobilidade reduzida em ambientes de grande afluência. Esta inovação permite que a experiência de viver o Estádio do Dragão seja cada vez mais acessível, reforçando o compromisso do FC Porto com a inclusão, a igualdade de oportunidades e a melhoria da vivência desportiva de todos os adeptos.

O Conselho de Administração atribuiu ainda menções honrosas a duas iniciativas finalistas de grande impacto. O AFS destacou-se com o gesto de fair-play no jogo frente ao Casa Pia AC: perante a avaria do autocarro dos gansos, o clube disponibilizou o seu próprio transporte para que a equipa visitante pudesse chegar ao encontro. Uma ação simples, mas que simboliza o verdadeiro espírito desportivo e o respeito entre adversários.

Já a Fundação Sporting foi distinguida pela ação de sensibilização para o daltonismo. Os jogadores leoninos foram desafiados a perceber como é ver o jogo através da perspetiva de uma pessoa daltónica, num exercício de consciencialização que culminou com a entrada em campo dos escort players com camisolas que integravam o código ColorADD. Uma iniciativa que promove a inclusão e o acesso universal à cor, também no futebol.

O Prémio de Responsabilidade Social, recorde-se, é entregue mensalmente às iniciativas mais relevantes desenvolvidas pelos clubes das competições profissionais, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas.

Assim, com 43 ações de Responsabilidade Social registadas no mês de agosto, o futebol português reafirma-se como um motor de mudança, proximidade e inclusão social.


Subscreve a newsletter e fica a par das novidades

Parceiros Oficiais:
Parceiros Institucionais:
Entidade Certificada em::