10 de Outubro de 2024

Fundação Sporting, Académico e Boavista FC distinguidos com o Prémio de Responsabilidade Social de setembro

Fundação do Futebol - Liga Portugal aprovou a atribuição do troféu a três entidades, a título extraordinário, face à mobilização dos clubes perante a vaga de incêndios

Em vez de um, serão três os troféus do Prémio de Responsabilidade Social relativos ao mês de setembro: Fundação Sporting, Académico e Boavista FC. Circunstâncias excecionais exigem respostas extraordinárias e foi isso que sucedeu na recente vaga de incêndios que assolou Portugal, com o Futebol Profissional a mobilizar-se em força para apoiar as corporações de bombeiros e as populações afetadas. O impacto dessa resposta foi tal que a Fundação do Futebol - Liga Portugal multiplicou por três o Prémio de Responsabilidade Social atribuído mensalmente. A Fundação Sporting e o Académico foram distinguidos por ações relacionadas com o drama dos fogos. A campanha do Boavista FC para a prevenção do suicídio foi também premiada.

Entre 15 e 20 de setembro, os fogos causaram nove mortes, 175 feridos, e deixaram uma área ardida de 135 mil hectares nas regiões norte e centro do país. Cerca de duas dezenas de clubes mobilizaram-se de imediato para apoiar os bombeiros, cuja dedicação e sacrifício foi, posteriormente, homenageada nos jogos da sexta jornada da Liga Portugal Betclic, em que a Fundação do Futebol assegurou que cada golo marcado valerá 200 árvores para reflorestação das zonas afetadas: serão plantadas quatro mil. A dimensão da reação do Futebol Profissional a uma situação de calamidade levou o Conselho de Administração da Fundação do Futebol - Liga Portugal a decidir, na reunião desta quinta-feira, alargar o âmbito da distinção mensal e atribuir dois troféus a ações relacionadas com os incêndios e um terceiro ao trabalho de Responsabilidade Social e de Sustentabilidade Ambiental de âmbito geral.

Neste contexto, a Fundação Sporting foi distinguida pela iniciativa "A família SCP estará sempre aqui", de apoio a uma adepta leonina, de 82 anos, que perdeu a casa nos incêndios de Albergaria-A-Velha. Maria Elvira assistiu pela primeira vez a um jogo do Sporting CP, em Alvalade, onde foi recebida pelo presidente, Frederico Varandas, esteve no relvado com os jogadores e o treinador Rúben Amorim e recebeu o aplauso das bancadas.

Quanto ao Académico, destacou-se com a "Homenagem aos 20 concelhos". O plantel do clube de Viseu abdicou do nome próprio nas costas das camisolas para exibir o nome dos municípios mais afetados pelo fogo.

Para lá destas distinções extraordinárias, a Fundação do Futebol - Liga Portugal procedeu ainda à seleção de iniciativas levadas a cabo pelo Futebol Profissional, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, e distinguiu o Boavista FC pela iniciativa "Dia Mundial da prevenção do suicídio".

Os outros finalistas foram Casa Pia AC, com o vídeo "No futebol falamos todos a mesma língua. A diversidade que nos une dentro e fora de campo!", que assinalou o Dia Europeu das Línguas; FC Felgueiras, que na ação "Gustavo, recordaremos sempre o teu sorriso" se uniu para homenagear a memória de um colega falecido; e FC Alverca, que desafiou a comunidade para doar sangue e premiu esse gesto com a oferta de dois bilhetes, na iniciativa "Alverca corre-te nas veias", foram os outros finalistas de setembro.

Presidido por Pedro Proença, o CA da Fundação do Futebol – Liga Portugal tem Nuno Gomes como vice-presidente, Alan Osório, Beto Pimparel, Domingos Paciência, Helena Costa e Nélson Pereira como vogais, e inclui ainda os Senadores António Oliveira e António Simões.

10 de Outubro de 2024

Subscreve a newsletter e fica a par das novidades

Parceiros Oficiais:
Parceiros Institucionais: