21 de Julho de 2024

Fundação do Futebol e TrueClinic doam cadeira de rodas anfíbia à CM Nazaré

Equipamento que permite a pessoas com limitações de mobilidade desfrutar da praia em pleno foi entregue na manhã do último dia do Liga Portugal Legends

O Liga Portugal Legends está a chegar ao fim, mas a marca d'O Futebol que nos Une" - lema da época 2024-25 - vai perdurar na comunidade que acolheu o torneio: a Fundação do Futebol e a TrueClinic juntaram-se para doar uma cadeira de rodas anfíbia à Câmara Municipal da Nazaré. A entrega deste equipamento, graças ao qual cidadãos com limitações de mobilidade poderão desfrutar em pleno da Praia da Nazaré e banhar-se no mar, constituiu um momento de emoção extra, este domingo, à margem das meias-finais.

No Estádio do Viveiro “Jordan Santos”, Salvador Formiga, vereador da Câmara Municipal da Nazaré, recebeu de Helena Costa, do Conselho de Administração da Fundação do Futebol - Liga Portugal, e de Miguel Gouveia de Brito, presidente do Conselho de Administração TrueClinic, a cadeira de rodas anfíbia que ajudará a autarquia a responder às solicitações da população com mobilidade reduzida que procura esta praia acessível e certificada (ISO 13009).

Helena Costa ilustrou a importância de dotar as zonas balneares de condições para todos os cidadãos, com um testemunho pessoal. “Infelizmente, vivenciei com um familiar direto as dificuldades que persistem no acesso às praias, no nosso país. Com 800km de costa, é inacreditável e até inadmissível que pouquíssimas praias sejam adaptadas. Como tal, entregar esta cadeira de rodas anfíbia é muito especial para mim, mais ainda na Nazaré, onde essa familiar direta se apaixonou pelo mar”, contou. Este tipo de equipamento faz a diferença na qualidade de vida, sublinhou: “Isto permite que muita gente que já enfrenta barreiras diárias possa desfrutar, na Nazaré, das melhores coisas que temos no país: Sol e mar, sem barreiras! Agradeço de coração ao parceiro que se associou à Fundação do Futebol na doação desta cadeira de rodas anfíbia, e apelo a muitos outros possíveis parceiros que se associem a esta causa, para aumentarmos as praias acessíveis. Bastam lugares de estacionamento para mobilidade reduzida, e esteiras próprias para que as cadeiras de rodas circulem na praia, isso já traria muita felicidade!”

Miguel Gouveia de Brito sublinhou o compromisso da TrueClinic na promoção do bem-estar social e de uma sociedade mais inclusiva: “É sempre gratificante podermos contribuir para o aumento do bem-estar de pessoas com mobilidade reduzida, permitindo-lhes desfrutar de todos os benefícios disponibilizados por esta fantástica praia, a praia da Nazaré. É intrínseco à TrueClinic o seu papel de agente social ativo e esta ação enquadra-se numa política transversal, levada a cabo ao longo de vários anos. Somos a vontade e a mestria de vários, consubstanciada no bem-estar de muitos”.

Salvador Formiga agradeceu, em nome da autarquia, este contributo para a qualidade de vida dos cidadãos com mobilidade reduzida: “Foi com grande satisfação que recebemos o anúncio da doação de uma cadeira de rodas anfíbia ao município da Nazaré, graças à colaboração entre a Fundação do Futebol e a TrueClinic. Este gesto reforça o compromisso de todos com a acessibilidade nas praias, permitindo que todos usufruam das belezas naturais com dignidade. Agradecemos imensamente à Fundação do Futebol e à TrueClinic por esta iniciativa, que enriquecerá ainda mais a experiência dos visitantes da Nazaré, uma praia acessível certificada”.

21 de Julho de 2024

Fundação do Futebol e TrueClinic doam cadeira de rodas anfíbia à CM Nazaré