8 de Abril de 2025


FC Porto distinguido com o Prémio de Responsabilidade Social de março

“O Futebol não é só ver, também é sentir” foi a iniciativa premiada pelo Conselho de Administração da Fundação do Futebol – Liga Portugal

Decorreu, esta terça-feira, a reunião de abril do Conselho de Administração da Fundação do Futebol, liderado pela Presidente interina, Helena Pires, onde o FC Porto foi distinguido com o Prémio de Responsabilidade Social (PRS) relativo ao mês de março.

A iniciativa “O Futebol não é só ver, também é sentir” teve como objetivo reforçar o compromisso com a acessibilidade e a inclusão no desporto, proporcionando uma experiência inovadora a um grupo de adeptos com deficiência visual. A ação decorreu no Estádio do Dragão e permitiu que estes adeptos acompanhassem a partida através de um serviço de um serviço complementar à audiodescrição em que, em tempo real, um tablet, em formato de campo de Futebol, recebe informação via 5G, e onde existe uma pequena bola que se vai movimentando pelo tablet à medida que a bola real do jogo também se movimenta no relvado, demonstrando que o Futebol deve ser vivido por todos, independentemente das suas limitações.

O Prémio de Responsabilidade Social, recorde-se, distingue, mensalmente, o trabalho de Responsabilidade Social e de Sustentabilidade Ambiental promovido pelos emblemas do Futebol Profissional. Os finalistas são selecionados com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas).

No mês de março, foram realizadas 120 ações de Responsabilidade Social pelos Clubes que integram as competições profissionais. Além do FC Porto, estiveram também em destaque como finalistas o Casa Pia AC, com a iniciativa “Juntos, fazemos a diferença” e o Estoril Praia com o projeto “Precisamos de tampas”.

Os gansos, dando continuidade ao envolvimento na campanha “Não me Deixes Fora de Jogo”, promovida pela Fundação do Futebol – Liga Portugal, organizou uma recolha de brinquedos, alimentos e mantas para o Canil Municipal de Rio Maior, apoiando os animais que aguardam por uma adoção responsável. Já a iniciativa “Precisamos de tampas” mobilizou vários clubes – incluindo 1.º Dezembro, Caldas SC e Belenenses – numa campanha solidária de recolha de tampas de plástico. O objetivo passa por transformar estas tampas em cadeiras de rodas, destinadas aos utentes do Centro de Reabilitação de Alcoitão, com pontos de recolha permanentes nos estádios, mesmo em dias de jogo.

8 de Abril de 2025


FC Porto distinguido com o Prémio de Responsabilidade Social de março

“O Futebol não é só ver, também é sentir” foi a iniciativa premiada pelo Conselho de Administração da Fundação do Futebol – Liga Portugal

Decorreu, esta terça-feira, a reunião de abril do Conselho de Administração da Fundação do Futebol, liderado pela Presidente interina, Helena Pires, onde o FC Porto foi distinguido com o Prémio de Responsabilidade Social (PRS) relativo ao mês de março.

A iniciativa “O Futebol não é só ver, também é sentir” teve como objetivo reforçar o compromisso com a acessibilidade e a inclusão no desporto, proporcionando uma experiência inovadora a um grupo de adeptos com deficiência visual. A ação decorreu no Estádio do Dragão e permitiu que estes adeptos acompanhassem a partida através de um serviço de um serviço complementar à audiodescrição em que, em tempo real, um tablet, em formato de campo de Futebol, recebe informação via 5G, e onde existe uma pequena bola que se vai movimentando pelo tablet à medida que a bola real do jogo também se movimenta no relvado, demonstrando que o Futebol deve ser vivido por todos, independentemente das suas limitações.

O Prémio de Responsabilidade Social, recorde-se, distingue, mensalmente, o trabalho de Responsabilidade Social e de Sustentabilidade Ambiental promovido pelos emblemas do Futebol Profissional. Os finalistas são selecionados com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas).

No mês de março, foram realizadas 120 ações de Responsabilidade Social pelos Clubes que integram as competições profissionais. Além do FC Porto, estiveram também em destaque como finalistas o Casa Pia AC, com a iniciativa “Juntos, fazemos a diferença” e o Estoril Praia com o projeto “Precisamos de tampas”.

Os gansos, dando continuidade ao envolvimento na campanha “Não me Deixes Fora de Jogo”, promovida pela Fundação do Futebol – Liga Portugal, organizou uma recolha de brinquedos, alimentos e mantas para o Canil Municipal de Rio Maior, apoiando os animais que aguardam por uma adoção responsável. Já a iniciativa “Precisamos de tampas” mobilizou vários clubes – incluindo 1.º Dezembro, Caldas SC e Belenenses – numa campanha solidária de recolha de tampas de plástico. O objetivo passa por transformar estas tampas em cadeiras de rodas, destinadas aos utentes do Centro de Reabilitação de Alcoitão, com pontos de recolha permanentes nos estádios, mesmo em dias de jogo.


Subscreve a newsletter e fica a par das novidades

Parceiros Oficiais:
Parceiros Institucionais:
Entidade Certificada em::