20 de Outubro de 2024

Dia Nacional das Acessibilidades: Futebol Profissional como Exemplo de Inclusão

Data relembra-nos a importância de o Futebol ser um desporto de e para todos!

Também no dia 20 de outubro, celebra-se o Dia Nacional das Acessibilidades, uma data que visa promover a reflexão sobre a importância de garantir a inclusão e o acesso pleno a todos os espaços e serviços para pessoas portadoras de algum tipo de deficiência. Instituída para destacar o direito à acessibilidade, esta data reforça a necessidade de criar ambientes mais inclusivos, onde todos possam participar de forma equitativa.

O Futebol, enquanto desporto de massas e com uma dimensão social única, tem um papel fundamental nesta transformação. A Fundação do Futebol - Liga Portugal, em conjunto com os seus Clubes, tem vindo a desenvolver esforços de forma a garantir que o Futebol seja um desporto para todos, independentemente das suas capacidades. Neste contexto, a Fundação criou um Manual de Acessibilidades, uma ferramenta essencial para orientar e apoiar os adeptos portadores de deficiência, garantindo-lhes as condições necessárias para que possam aceder de forma segura e confortável aos estádios que compõem as duas competições do Futebol Profissional.

Este manual integra uma série de orientações práticas, concebidas para assegurar que os adeptos com mobilidade reduzida, deficiências sensoriais ou outras limitações possam usufruir da experiência do Futebol em igualdade de circunstâncias. Além disso, os clubes do Futebol Profissional têm vindo a implementar melhorias contínuas nas infraestruturas dos seus estádios, reforçando o seu compromisso com a criação de espaços mais acessíveis e inclusivos.

O Dia Nacional das Acessibilidades serve para nos lembrar que a inclusão não é um privilégio, mas sim um direito. O Futebol português continua empenhado em ser um exemplo de inclusão, garantindo que todos, sem exceção, possam viver a paixão pelo desporto de forma plena.

20 de Outubro de 2024

Dia Nacional das Acessibilidades: Futebol Profissional como Exemplo de Inclusão

Data relembra-nos a importância de o Futebol ser um desporto de e para todos!