20 de Outubro de 2024

Dia Mundial de Combate ao Bullying: O Futebol como Veículo de Transformação Social

Este dia, instituído com o objetivo de alertar para as consequências deste flagelo, sublinha a importância de promover ambientes saudáveis e seguros, onde o respeito e a empatia prevaleçam!

O dia 20 de outubro assinala o Dia Mundial de Combate ao Bullying, uma data de extrema importância que visa sensibilizar a sociedade para a necessidade urgente de prevenir e combater esta forma de violência, especialmente verificada entre os mais jovens. Este dia, instituído com o objetivo de alertar para as consequências deste flagelo, sublinha a importância de promover ambientes saudáveis e seguros, onde o respeito e a empatia prevaleçam.

O Futebol, enquanto desporto universal e agregador, assume um papel de grande relevância nesta causa. No âmbito do Futebol de formação, onde os atletas mais jovens aprendem não só as técnicas do jogo, mas também os valores que moldam o seu comportamento dentro e fora do campo, é fundamental que sejam transmitidas mensagens claras contra o Bullying. A formação de jovens futebolistas vai além da componente física e técnica: envolve também a construção de um caráter sólido, baseado no respeito mútuo, na inclusão e no espírito de equipa.

Clubes, academias e treinadores têm uma responsabilidade acrescida na criação de ambientes que promovam o fair play, não só em campo, mas também na vida quotidiana dos seus atletas. Através do Futebol, é possível ensinar aos jovens a importância da solidariedade, da cooperação e da aceitação da diversidade, combatendo atitudes de exclusão, discriminação e intimidação.

A Fundação do Futebol - Liga Portugal tem mantido um compromisso contínuo com esta causa, integrando-a em vários dos seus projetos sociais e educativos. Através de ações de sensibilização, a Fundação procura educar os jovens para que sejam agentes de mudança nas suas comunidades, ajudando a construir um futuro livre de Bullying.

Neste Dia Mundial de Combate ao Bullying, reafirmamos o poder do Futebol enquanto ferramenta de transformação social e a sua capacidade de inspirar gerações de jovens a serem líderes de respeito e inclusão.

20 de Outubro de 2024

Subscreve a newsletter e fica a par das novidades

Parceiros Oficiais:
Parceiros Institucionais: