17 de Outubro de 2024

Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza

Futebol Profissional assume papel preponderante na persecução dos objetivos inerentes a esta data

Hoje, 17 de outubro, celebra-se o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, uma data reconhecida mundialmente desde 1992 pela ONU, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a luta contra a pobreza e a exclusão social. Esta iniciativa destaca a necessidade urgente de erradicar a pobreza em todas as suas formas, não apenas como uma questão de justiça social, mas também como um pilar fundamental para o desenvolvimento sustentável global.

O tema de 2024, “Agir Juntos para Acabar com a Pobreza em Todas as Suas Formas", relembra a importância da cooperação entre todos os setores da sociedade para combater esta realidade. A Fundação do Futebol - Liga Portugal associa-se a esta causa, sublinhando o papel que o Futebol Profissional pode desempenhar como um agente de mudança social, capaz de mobilizar e sensibilizar milhões de pessoas.

Futebol: Um veículo de sensibilização e inclusão social

O Futebol, pela sua enorme popularidade e capacidade de unir comunidades, é uma poderosa ferramenta na luta contra a pobreza. Em Portugal, este desporto transcende as fronteiras do campo e assume-se como um instrumento que promove a igualdade de oportunidades, combate a exclusão social e apoia as comunidades mais vulneráveis.

Diversos Clubes e jogadores têm promovido iniciativas de solidariedade, organizando campanhas de recolha de alimentos, vestuário e bens essenciais, assim como projetos educativos para crianças e jovens provenientes de famílias em situação de vulnerabilidade económica. As Fundações de Clubes existentes (Fundação Benfica, Fundação Sporting, Fundação Torreense, Fundação Marítimo e Fundação Campo Açores) são exemplos concretos de como o Futebol se envolve diretamente com causas sociais.

Ação da Fundação do Futebol - Liga Portugal

A Fundação do Futebol - Liga Portugal tem sido um motor destas iniciativas solidárias, atuando como intermediário entre o Futebol Profissional e as comunidades que mais necessitam de apoio. Através de parcerias com organizações não-governamentais e instituições de solidariedade, a Fundação tem promovido campanhas de angariação de fundos e ações de sensibilização, utilizando a notoriedade dos Clubes e jogadores como forma de amplificar a mensagem.

O impacto do Futebol na erradicação da pobreza

Através de uma estreita colaboração entre Clubes, atletas e Fundações, o Futebol Profissional tem demonstrado o seu compromisso com a redução da desigualdade e da pobreza. Ao integrar ações solidárias nas suas atividades regulares, este desporto demonstra que a Responsabilidade Social é um pilar essencial da sua missão.

Além disso, jogadores e ex-jogadores, reconhecidos pelo seu sucesso dentro e fora das quatro linhas, têm dado o seu contributo ao abordar publicamente questões de pobreza e exclusão, aproveitando a sua visibilidade para gerar impacto positivo. A Liga Portugal, em conjunto com os Clubes e associações, compromete-se a continuar a usar o Futebol como uma plataforma de sensibilização, inspirando uma sociedade mais inclusiva e justa.

No Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, a Fundação do Futebol - Liga Portugal reafirma o seu compromisso de atuar como agente de mudança e de promover um futebol mais inclusivo, capaz de contribuir para a construção de uma sociedade onde ninguém fique para trás.

17 de Outubro de 2024

Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza

Futebol: Um veículo de sensibilização e inclusão social

Ação da Fundação do Futebol - Liga Portugal