23 de Janeiro de 2024

SC Braga e FC Vizela receberam Prémio de Responsabilidade Social de dezembro

Fundação do Futebol - Liga Portugal tem seis distinções para entregar nos jogos da Final Four da Allianz CUP

SC Braga e FC Vizela são os primeiros nomes conhecidos de um total de seis clubes distinguidos com o Prémio de Responsabilidade Social (PRS) relativo ao mês de dezembro. Os troféus atribuídos pelo Conselho de Administração (CA) da Fundação do Futebol - Liga Portugal às iniciativas “O que a vida separou, o SC Braga voltou a unir” e “Neste Natal fazemos diferente”, respetivamente, foram entregues por Beto Pimparel, esta terça-feira, no palco de mais uma edição da Final Four da Allianz CUP. Na meia-final de amanhã e na final serão conhecidos os outros quatro premiados por iniciativas levadas a cabo na época natalícia.

O Prémio de Responsabilidade Social distingue, mensalmente, um projeto da área social e ambiental promovido pelos clubes do Futebol Profissional, votado entre três finalistas apurados segundo os critérios definidos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030 da ONU. Em dezembro, o período festivo faz com que a intervenção se multiplique e o critério da Fundação do Futebol - Liga Portugal acompanha essa tendência. Tal como já sucedeu no passado, o CA presidido por Pedro Proença, que tem Nuno Gomes como vice-presidente e Alan Osório, Beto Pimparel, Domingos Paciência, Helena Costa e Nélson Pereira como vogais e integra ainda os Senadores António Simões, António Oliveira e Manuel Fernandes, decidiu alargar para seis o número de finalistas e, após análise, premiar todos os projetos.

Foi em pleno palco do relvado de Leiria, já na contagem decrescente para a primeira meia-final da Allianz CUP que Beto Pimparel entregou os PRS. "No futebol como na sociedade em geral é importante que os valores que nos inspira o Natal estejam presentes ao longo de todo o ano e os clubes têm sido um bom exemplo. Em dezembro, tivemos imensas iniciativas que são de aplaudir, mas é justo dizer que a mobilização dos clubes para as causas sociais e ambientais tem sido uma constante desde o início da época: nos primeiros seis meses da temporada, todos os emblemas das ligas profissionais promoveram iniciativas de Responsabilidade Social e isso deve orgulhar toda a comunidade do Futebol Profissional. Os PRS de dezembro refletem também esse espírito de proximidade com a comunidade, traduzido na belíssima história que o SC Braga escreveu ao reunir uma família e nas várias ações com que o FC Vizela reforçou laços e valores junto da comunidade", declarou o vogal do CA da Fundação do Futebol – Liga Portugal.

Alexandre Carvalho, diretor de Comunicação do SC Braga, Sílvia Gomes, do SC Braga Solidário, e Rogério Gonçalves, OLA do clube, receberam o PRS pela iniciativa “O que a vida separou, o SC Braga voltou a unir”: no jogo europeu em Nápoles (Itália), o clube promoveu o reencontro de dois irmãos que vivem em países diferentes; um dos jovens viajou com a equipa de Artur Jorge; o outro surpreendeu-o no estádio, num momento comovente que pode ser revisto AQUI.

António Salvador, presidente do SC Braga, declarou-se orgulhoso pelo trabalho desenvolvido pelo clube na vertente social: “Ao longo dos anos, o SC Braga Solidário tem tido um papel de relevância junto da comunidade, tanto local como nacional ou internacional. A iniciativa que concluímos na época natalícia insere-se na grande causa que servimos, mesmo tendo em conta que se focou numa família. Essa causa é o impacto que o SC Braga Solidário pode ter na vida das pessoas. É isso que nos move, seja perante grandes dramas humanitários, seja perante dificuldades particulares. O sorriso destes irmãos e desta família representam para nós o verdadeiro espírito do Natal. Parabenizo todos os elementos do SC Braga envolvidos pelo grande trabalho que desempenharam."

O FC Vizela foi distinguido com o PRS de dezembro pelo projeto “Neste Natal fazemos diferente”, campanha inspirada no calendário do advento que consistiu em 25 ações, com destaque para a colocação de placas por todo o estádio com mensagens de fair play, inclusão, combate ao insulto e apelo à erradicação de comportamentos discriminatórios que pode rever AQUI.

André Morais, diretor de Comunicação do FC Vizela, recebeu o troféu: “Acreditamos que as ações de responsabilidade social perdem força se não forem perpetuadas no tempo e repetidas diariamente. Por isso, no último Natal decidimos fazer diferente e aproveitamos os 25 dias do advento para levar a cabo ações concretas que possam promover os valores da ética, fair play e inclusão e combater insultos, violência e intolerância. A forma como todo o plantel, staff, associações locais e clubes adversários aderiram às propostas renova a esperança da eficácia da campanha, que ficou ainda resumida em 25 locais diferentes do estádio, para que o Natal de 2023 seja lembrado no futuro e as ações possam ser repetidas espontaneamente.”

Amanhã, antes do jogo da segunda meia-final da Allianz CUP, serão entregues mais dois PRS relativos a dezembro, e outros dois na final.

23 de Janeiro de 2024

SC Braga e FC Vizela receberam Prémio de Responsabilidade Social de dezembro