24 de Janeiro de 2024

Fundação Benfica e SC Farense receberam Prémio de Responsabilidade Social

Jogos da Final Four da Allianz CUP são palco da entrega das seis distinções atribuídas pela Fundação do Futebol - Liga Portugal no mês de dezembro

No aquecimento para a segunda meia-final da Allianz CUP, esta quarta-feira, no Estádio Municipal de Leiria - Dr. Magalhães Pessoa, a Fundação Benfica e o SC Farense receberam o Prémio de Responsabilidade Social (PRS) relativo ao mês de dezembro. Helena Costa entregou os troféus atribuídos pelo Conselho de Administração (CA) da Fundação do Futebol às iniciativas "Consoada em família" e “Leão de Faro”, respetivamente. Na véspera, SC Braga e FC Vizela haviam sido também distinguidos e na final serão conhecidos outros dois emblemas premiados.

Porque o melhor do Futebol merece o melhor palco, a Final Four da Allianz CUP é o habitat natural para celebrar também a capacidade de mobilização dos clubes em prol de causas sociais e ambientais, distinguida mensalmente pelo CA da Fundação do Futebol, segundo os critérios definidos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030 da ONU. Em dezembro, as ações de Responsabilidade Social tendem a multiplicar-se e, tal como já sucedeu no passado, o número de premiados também aumentou: são seis e têm sido anunciados nos jogos que decidem o 'Campeão de Inverno’.

O CA presidido por Pedro Proença, que tem Nuno Gomes como vice-presidente e Alan Osório, Beto Pimparel, Domingos Paciência, Helena Costa e Nélson Pereira como vogais e integra ainda os Senadores António Simões, António Oliveira e Manuel Fernandes distinguiu o projeto "Consoada em família", que pode rever AQUI. Para combater o isolamento social que dói ainda mais no Natal, a Fundação Benfica mobilizou diversas Casas do Benfica para proporcionarem uma noite de consoada aos adeptos.

O SC Farense recebe o PRS pela iniciativa “Leão de Faro”, que permitiu realizar o desejo de Natal de Elber: em ambiente hospitalar, o menino recebeu uma camisola autografada por todo o plantel do clube e ainda teve a oportunidade de assistir a um desafio no Estádio S. Luís. Mais do que quaisquer palavras, as imagens dizem tudo e podem ser vistas AQUI.

“É uma honra entregar este prémio à Fundação Benfica, porque desenvolveu esta iniciativa numa noite que, para a maioria de nós, é muito especial - a noite da consoada -, acolhendo nas Casas do Benfica centenas de pessoas. Isto, desenvolvido a nível nacional, envolveu também muitos voluntários que abdicaram da sua noite de consoada em família também em prol dos outros. Não só pelo número impactante de pessoas acolhidas, mas também por aquelas que se mobilizaram, foi, de facto, uma iniciativa muito especial ao tornar essa noite mais feliz, como ela deve ser para toda a gente", declarou Helena Costa, que deixou igualmente os "parabéns ao SC Farense” pela experiência proporcionada a “uma criança que precisava de toda a ajuda e teve a oportunidade de receber gestos de carinho”: “Há cada vez mais envolvimento dos clubes neste tipo de ação junto da comunidade e o SC Farense está de parabéns também por isso.”

Domingos Almeida Lima, vice-presidente da Fundação Benfica, recebeu o PRS: "A Fundação do Futebol instituiu este prémio mensal de responsabilidade social e um prémio anual. É uma boa iniciativa de estímulo e divulgação da atividade social dos clubes do futebol profissional. A Fundação Benfica tem vindo a merecer alguns destes prémios mensais e anual pela qualidade, pertinência e abrangência dos seus projetos. O SL Benfica criou a fundação para isso mesmo, para ter uma presença constante na vida das pessoas, ajudando quem se encontra em situações de fragilidade social, independentemente das suas cores clubísticas. Mas a undação, naturalmente, tem um carinho especial pelos benfiquistas, e na quadra natalícia associou-se a uma iniciativa das Casas do Benfica de grande alcance social e simbólico: a Consoada em Família. Com isso mereceu novamente um prémio da Fundação do Futebol que soube ver a importância do trabalho social do SL Benfica envolvendo diferentes áreas departamentais, símbolos do Clube, Casas e Fundação. Gratos por este reconhecimento e prontos para continuar com o trabalho que, infelizmente, cada vez faz mais falta!"

Rui Dias Gomes, vice-presidente do SC Farense, destacou o papel social dos clubes: "O SC Farense, ao receber este prémio, considera-se muito honrado pela atribuição do mesmo pela Fundação do Futebol - Liga Portugal. Há que salientar que este é um prémio que nos dá um especial prazer receber porque tem como envolvência toda uma atividade de cariz social que é realizada há muito tempo pelo SC Farense. Este PRS é importante para relembrar que o Futebol Profissional tem uma vertente social e de solidariedade."

Na final da Allianz CUP serão entregues outros dois PRS. O Futebol Profissional tem sido exemplar na ação junto das comunidades: desde o início da temporada, todos os clubes promoveram iniciativas de Responsabilidade Social e Sustentabilidade Ambiental junto das respetivas comunidades.

24 de Janeiro de 2024

Fundação Benfica e SC Farense receberam Prémio de Responsabilidade Social