14 de Maio de 2024

FOOTPARK: Missão Continente e Fundação do Futebol inauguraram em Matosinhos o primeiro de 32 minicampos de futebol

Parceria estende-se até 2027 e inclui autarquias. Só este ano, serão construídos oito espaços desportivos abertos à comunidade. Ricardo Quaresma é o rosto do projeto. Beto Pimparel é o padrinho do primeiro minicampo, localizado na Senhora da Hora

O projeto FOOTPARK arrancou, esta terça-feira, na Senhora da Hora, com a inauguração do primeiro de 32 minicampos de futebol abertos a toda a gente em localidades distintas, numa parceria entre a Missão Continente e a Fundação do Futebol - Liga Portugal que se estende até 2027 e inclui as autarquias. As insígnias de Responsabilidade Social do Continente e da Liga Portugal, respetivamente, juntam-se, mais uma vez, na promoção de hábitos de vida saudáveis. Ricardo Quaresma, Embaixador Liga Portugal, é o rosto dos FOOTPARK. Cada espaço terá como padrinho uma referência do futebol com raízes locais. O FOOTPARK do concelho de Matosinhos é apadrinhado por Beto Pimparel.

A inauguração contou com a presença de José Fortunato, presidente da Missão Continente, Pedro Proença, presidente da Liga Portugal e da Fundação do Futebol. José Manuel Neves, presidente da Associação de Futebol do Porto, Luísa Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Nuno Matos, vereador com o pelouro do Desporto, e Leonardo Fernandes, Presidente da União de Freguesias de São Mamede Infesta e Senhora da Hora, também estiveram presentes e deixaram testemunhos sobre a importância deste tipo de projetos para a comunidade, antes de Ricardo Quaresma, Beto Pimparel e outros rostos conhecidos do Futebol se juntarem aos jovens alunos do programa educativo Escola Missão Continente num jogo simbólico que ilustrou na perfeição o propósito do projeto FOOTPARK.

“O desporto, neste caso, o futebol, é também um elemento agregador que permite alavancar as ações de responsabilidade social da Missão Continente, chegando a toda a gente e promovendo, gratuitamente, estilos de vida ativos, um dos nossos eixos de atuação. Enquanto investidor social, a Missão Continente reforça o seu papel transformador, enquanto promotor ativo da mudança ampla e duradoura nas comunidades em que está inserido, em prol da criação de valor económico, social e ambiental sustentável, trabalhando com parceiros que partilham os mesmos valores e objetivos como é o caso da Fundação do Futebol da Liga Portugal.”, afirma José Fortunato, Presidente da Missão Continente.

Pedro Proença, Presidente da Liga Portugal, destaca a importância e o caráter salutar deste projeto: "Fazer do impacto social do Futebol ferramenta para a construção de um mundo melhor é o propósito da Fundação do Futebol - Liga Portugal, que tem na Missão Continente um parceiro natural: partilhamos valores e visão, numa sintonia que se traduz em projetos capazes de fazer a diferença na vida das comunidades. Os FOOTPARK serão pontos de partilha de experiências inesquecíveis para os jovens que ali terão a oportunidade de, através da prática desportiva, construir memórias de camaradagem, espírito de equipa, inclusão. Os valores positivos do Futebol jogam-se aqui, onde nasce o Talento, onde desperta o sentido de comunidade, o embrião da Responsabilidade Social que assumimos como bandeira comum."

Durante o ano de 2024, serão construídos oito minicampos, que incluem tabelas de basquetebol, num total de 32 espaços que materializarão a aposta do Continente e da Liga Portugal, através da Missão Continente e da Fundação do Futebol, respetivamente, no sentido de melhor servir as comunidades, consolidando assim um significativo contributo para o desenvolvimento económico e social das respetivas regiões.

14 de Maio de 2024