Nuno Gomes e Helena Costa viveram o jogo através da audiodescrição
A Fundação do Futebol - Liga Portugal assegura um serviço de audiodescrição aos adeptos invisuais que estão nas bancadas de Leiria para viver as emoções da Final Four da Allianz CUP e que pode também ser acedido online, AQUI. Na meia-final que, esta terça-feira, junta SC Braga e Sporting CP, Nuno Gomes e Helena Costa, vice-presidente e vogal do Conselho de Administração da Fundação do Futebol - Liga Portugal, respetivamente, acompanharam a experiência de adeptos invisuais, sócios da ACAPO - Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal no Estádio Municipal de Leiria – Dr. Magalhães Pessoa.
Figuras de referência do Futebol, Nuno Gomes e Helena Costa puderam colocar-se na pele de quem só vive o jogo através de um relato altamente descritivo do que se passa no relvado: de olhos vendados, apenas com a audiodescrição que lhes chegava através do rádio. Após a primeira parte, Helena Costa deixou as principais impressões desta experiência. Destacou o “relato muito mais pormenorizado” e um comentário marcante do companheiro de bancada, invisual, para quem “a descrição inicial das cores foi extraordinária”. “Era bom que isto acontecesse em todos os estádios. O futebol seria, realmente, para todos.”
Nuno Gomes, que tal como Helena Costa fez desta experiência um momento de convívio na bancada, deixou os “parabéns à Liga por esta iniciativa que proporcionou um dia diferente” a estes adeptos. “O que me cativou foi esse relato que nos transporta para a realidade do jogo, a emoção”, contou, animado pela satisfação que lhe foi transmitida por quem só tem a audiodescrição para viver o futebol e lhe garantiu que “é muito melhor este tipo de relato.”
Todos os invisuais com bilhete para a Final Four da Allianz terão um rádio oferecido pela Fundação do Futebol para acompanharem a audiodescrição, na frequência 89.8.
Também no sentido de tornar mais inclusiva a grande festa do Futebol Profissional, os hinos dos clubes foram acompanhados de tradução em língua gestual nos écrans do Estádio Municipal de Leiria – Dr. Magalhães Pessoa. Porque o Futebol só assim faz sentido: de todos e para todos.