Final Four da Allianz CUP abre com gesto simbólico em prol do Futebol para Amputados
Prémio de Responsabilidade Social

Final Four da Allianz CUP abre com gesto simbólico em prol do Futebol para Amputados

06 Janeiro 2026 Tempo de leitura 3 min

O primeiro jogo da Final Four da Allianz CUP 2026, entre Sporting CP e Vitória SC, ficou marcado por um pontapé de saída simbólico protagonizado por Miguel Barbosa, jovem atleta que tem vindo a assumir um papel ativo na promoção do Futebol para Amputados em Portugal, com o apoio da Fundação FPF. 

Campeão nacional de juniores em 2023 pelo FC Famalicão, Miguel Barbosa viu o seu percurso enquanto jogador interrompido na sequência de um grave acidente, que resultou na amputação da perna esquerda. Superada a fase mais exigente da recuperação, encontrou no desporto adaptado uma nova forma de ligação ao futebol, transformando uma experiência pessoal marcante num projeto com claro impacto social. 

O momento, promovido pela Fundação do Futebol, deu visibilidade a uma modalidade em crescimento e reforçou o compromisso das entidades do futebol com a inclusão, a igualdade de oportunidades e o acesso à prática desportiva.

Miguel Barbosa tem procurado afirmar o Futebol para Amputados junto de entidades nacionais e internacionais, promovendo a modalidade e contribuindo para a criação de bases sólidas para o seu desenvolvimento em Portugal. Nesse contexto, recorde-se, realizou-se no passado domingo um jogo de demonstração de Futebol para Amputados no Pavilhão Carlos Neto, em Leiria, integrado no Allianz CUP Weekend, evento que marcou o início da Final Four. 

Ao integrar este gesto simbólico no arranque da competição, o futebol profissional português voltou a afirmar-se como uma plataforma de impacto social, mostrando que o jogo também se constrói através de exemplos que inspiram, incluem e ampliam o alcance do desporto para lá das quatro linhas.